Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

terça-feira, novembro 30, 2004

Liberdade, versão 2004

Foi uma alegria semelhante àquela que - julgo - teria sentido caso tivesse presenciado o 25 de Abril de 74. Esta tarde, quando soube da notícia da dissolução do governo, senti uma sensação enorme de liberdade! O que faria se, de facto, houvesse uma revolução! (Continiuo esperançada, apesar de tudo!)
Bom, depois de saltos de alegria, decidimos ir comemorar o facto de, em Março, podermos eleger um novo governo. Assim, daqui a pouco vamos ao Che60, em Faro, cantar músicas de Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Paulo de Carvalho e afins. Vai ser bom! E a chuva vai continuar a cair!
Viva a liberdade de Novembro de 2004!

Inépcia

Influenciada pelos Alcabrozes irrequietos, fui até aqui. Depois de pesquisa aprofundada, reflexão orientada e recensão crítica, posso garantir que o Inépcia é o melhor E-Zine satírico que já conheci. Talvez o único. Mas este é sem corantes nem conservantes.

sexta-feira, novembro 26, 2004

Optimista céptico

Eu já estou farto das fotografias
que me querem vender todos os dias
os legionários mais os seus troféus
no chão a sangrar

Não posso mais olhar para aquela imagem
parece que é sempre a mesma paisagem
a hipocrisia deste novo império
faz-me vomitar

Por isso eu tornei-me um optimista céptico
não sou bem igual ao céptico opti-místico
só quero encontrar paz
sem arrastar atrás nem mestre nem Deus

Já temos a informação cruzada
empacotada e globalizada
agora só nos falta a convicção
para acreditar

Há assassinos que não se arrependem
há tantos pensadores que nunca aprendem
e há quem insista sempre em aprender
mas não quer pensar

Por isso eu tornei-me um optimista céptico...

Gostava de ser ecologista exótico
sem perder de vista o meu perfil erótico

Ainda vou ser ilusionista crónico
um mestre da fuga, um mago supersónico.

Optimista Céptico, letra e música de Jorge Palma
in novo disco "Norte"

quarta-feira, novembro 24, 2004

Maria Rita vs Xutos e Pontapés

..
....
...
Eu não vou poder ir, mas aconselho piamente. Parece-me que vai ser um grande concerto. Maria Rita vai estar no dia 26, sexta-feira, no Pavilhão Desportivo de Loulé. Os bilhetes só custam 10 €.
Por essa altura estarei eu no aconchego de uma casa alentejana, ao pé da lareira, a curtir o meu amor! Depois terei tempo de ver, pela "inésima" vez, os grandes Xutos & Pontapés.
Não resisto. São opções de vida!
...
...
...
...
...
...
...

terça-feira, novembro 23, 2004

Naïf







apetece-me ficar para sempre assim, naïf. afastar-me das pessoas que me fazem mal e ser feliz. como nos últimos tempos. e deixar-me ser naïf.





segunda-feira, novembro 15, 2004

Censura??? Nãããããõoooo!!!!!

Calma, calma... afinal foi só um problema técnico... Quem é que pensou em censura? Eu não, cruzes credo! Num país tão livre...
«Um problema técnico obrigou ontem ao corte da emissão do programa da RTP "Contra-Informação", anunciou hoje a directora da Mandala, Mafalda Mendes de Almeida, responsável pelo programa. A emissão do "Contra-Informação" foi interrompida na altura em que os bonecos caricaturais de Pedro Santana Lopes, que fazia de "Shrek", e de Paulo Portas, vestido de "Fiona", iam abraçar-se.De acordo com a directora-geral da produtora do programa, o corte deveu-se a "um problema da máquina" de emissão e "para que não restem dúvidas o programa vai ser emitido outra vez no próximo compacto de domingo."A directora da Mandala acrescentou também que este problema já tinha sucedido em outra emissão, mas que, "neste momento, as pessoas estão especialmente alerta.""Ainda não vivi nenhuma espécie de censura" por parte da televisão do Estado, garantiu ainda Mafalda Mendes de Almeida.»
in Publico Online

sexta-feira, novembro 12, 2004

Fantástico!

Aconselho, piamente, um clic sobre este link. Achei divinal!

quarta-feira, novembro 10, 2004

Arafat, ou o caso do golfinho Balu

As notícias acerca da hipotética morte de Arafat têm tido o mesmo tratamento que aquelas feitas para o golfinho Balu. Felizmente, ainda não vimos nenhum tratador voluntário a dar o biberão ao senhor da Palestina. Peut-être uma mudança de algália... e já temos sorte!

terça-feira, novembro 09, 2004

Decidam-se lá que tenho o almoço ao lume:

Afinal o homem morre ou não morre? Já morreu? Está em coma? Bolas, até para morrer é preciso ter sorte...

Muros

Enquanto criamos muros à nossa volta que nos poderão, hipoteticamente, proteger dos males dos outros, em Berlim comemora-se a queda de um. E na Palestina constrói-se outro. Daqui a 15 anos estaremos a derrubar o da Palestina e a levantar o de outra nação que, hipoteticamente, se quer proteger dos males de outra. E é assim a vida: muros à nossa volta.

segunda-feira, novembro 08, 2004

Gente nova no pedaço

Para verem a versatilidade aqui da jovem geminiana, ficam duas referências para conhecer, cada uma nos seu género distinto.
Jorel, que o nome do teu blog novíssimo não te amordace. Sei que vais surpreender!
KitKat, que possas sempre sorrir das partidas que a vida te prega! Já me surpreendeste!

Comunidades Virtuais

Do ponto de vista antropológico e segundo Ávila*, uma qualquer comunidade deverá apresentar as seguintes características:
- uma certa continuidade espacial, que permita contactos directos entre membros;
- a consciência da existência de interesses comuns, que permitem aos seus membros atingirem objectivos que não seriam alcançados individualmente;
- a participação numa obra, que sendo a realização desses objectivos é também uma força de coesão interna da comunidade.

Sabendo-se que os blogs reúnem as características acima descritas, está visto que pertencemos todos a uma comunidade. Neste caso, virtual. Estabelecem-se relações on-line que, normamelmente, se baseiam na proximidade intelectual e/ou emocional. No entanto, e como em todas as relações (virtuais incluídas) existe também o princípio do conflito e da contradição. Valha-nos, por outro lado, a efemeridade das ciber-comunidades, ou comunidades virtuais. Um participante de uma comunidade pode, num único clic de rato, fazer-se desaparecer da mesma.

E se na vida também fosse assim?


*Ávila, Fernando B. (1975), Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo, Fename, Brasília

sexta-feira, novembro 05, 2004

Tavira, where are you?


Moçoilas prendadas Posted by Hello

Foram momentos inesquecíveis, mas, sobretudo, hilariantes! Ai, ai, Tavira, Tavira....

Guess What?

You are Betty Grable!
You're Betty Grable!

What Classic Pin-Up Are You?
brought to you by

segunda-feira, novembro 01, 2004

Primeira Quinzena de Novembro

A ver se não perco:
- Dia 5, 6ª feira, espectáculo teatral "antígona", com a ACTA. Teatro Lethes, em Faro.
- Dia 6, sábado, concerto com os pianistas Mário Laginha e Bernardo Sassetti. Auditório da Universidade do Algarve, Faro.
- Dia 13, sábado, exibição do filme "O Fascínio", de José Fonseca e Costa. Cinema de Olhão, com presença do realizador.

Olhão Cultural

Olhão tem um karma: ser alvo de críticas relativas à ausência de cultura. É verdade que Olhão não tem nem metade daquilo que seria desejável a nível cultural. Resta também saber se a população saberia apreciar os acontecimentos. (Lembro-me, por exemplo, de diversas exposições de pintura que aconteceram no interior dos Mercados Municipais no horário nocturno, nos meses de Verão. Bom, mas isso ficará para outras núpcias.)
Mas vem este post a propósito disto que foi escrito nos Alcabrozes. Vem aí cinema. Talvez até venha mesmo um cineclube. Está a decorrer um concurso de Fado Amdor. Já temos Casa da Juventude. Está a ser construída a Bilioteca Municipal. Teremos em breve um auditório municipal a sério. Sim, parece-me que Olhão está a crescer culturalmente e no sentido certo. Até porque, agora, têm de dar destino aos milhões recebidos!
Fico à espera de coisas boas e bonitas!