Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

sexta-feira, julho 29, 2005

Desperdício de água

Os mais atentos saberão que a AMAL (Área Metropolitana do Algarve) decidiu, em reunião com os 16 munícipios da região, tomar medidas conjuntas e estruturantes para evitar efeitos altamente indesejáveis da seca prolongada que se vive: fechar as torneiras ao fim do dia, em pleno Verão algarvio. Pior, quando todos os turistas se forem embora, em Outubro, é bem provável que não haja água na torneira para quem cá fica. Pois bem, em conjunto os autarcas algarvios decidiram - e bem! - fechar fontes, repuxos, chuveiros de praia, piscinas municipais e - o óbvio - suspender a rega de jardins e espaços verdes públicos. Ora bem, medidas que me merecem o mais forte aplauso. Não podemos ficar apenas pela lamentação. Que se faça alguma coisa.
Este post tem um propósito: apelar a que todos vós denunciem situações anómalas no que a estas medidas diz respeito.
Na última terça-feira, por volta da uma da manhã, quando saí do Fórum depois do concerto de Jorge Palma, dei de caras com a estrada da rotunda de acesso à Nac. 125 toda molhada. Pensei: olha, choveu! Mas não, a autarquia farense estava a regar a relvita da rotunda e dos separadores. Ou melhor... a regar a estrada, porque aquilo "mija" sempre para fora. A caminho de Olhão, na Av. Calouste Gulbenkian, a situação repetia-se. Chão molhado, rega a trabalhar e litros de água desperdiçados.
Meus amigos, isto assim não pode ser! A Câmara de Loulé já fechou as piscinas interiores, deixou aberto apenas um balnéátio para cada sexo e encerrou as piscinas olímpica e de saltos. As outras deixou abertas ao público, pois foram alvo de obras que permitiram acabar com as perdas de água.
Meus amigos, os abusos têm de acabar! Senão, vou-me zangar e denuncio a situação à Comunicação Social " a sério"! E já agora, Exmo. Sr. Presidente José Vitorino, lembre-se que as eleições estão aí! Quanto mais não seja, por hipocrisia, feche a merda das torneiras que lavam a estrada!

Finalmente!


Resta acreditar que o diálogo leve a um porto seguro.
.

.
.
.





.
--> capa do Jornal "Público"

terça-feira, julho 26, 2005

Duas em cada cinco pessoas sente culpa por ir de férias

Não percebo porquê, mas se eles dizem que sim, eu acredito.








ou a falta dela...






in jornal "Público", 26/07/2005, fotografia de capa

segunda-feira, julho 25, 2005

Post it amarelo:

Amanhã, Fórum Algarve, Jorge Palma, 22h30.

sexta-feira, julho 22, 2005

"Loling"!















às vezes é mesmo assim, admito!
Bom fim de semana!

Foi castigo!

Bem feita para ele! Quem muito fala, pouco aprende. Enervam-me pessoas que falam demais, sem ponderarem o impacto das suas palavras. e depois acontece-lhes isto...
.
.
Foi castigo!
.
[O cavaco deve estar a gargalhar!]

quinta-feira, julho 21, 2005

Cafés da Manhã

Há uns anos (não me recordo se há 3, 4 ou 5) eu e o meu namorado decidimos ir ver o Pedro Tojal e a Maria João Simões a fazer o programa da manhã da RFM, em Faro, no passeio da Doca. Fomos cedo e íamos apenas com uma enorme curiosidade, dada a nossa ligação à área.
Sem sabermos muito bem como, acabámos por ser seleccionados para participar, ao vivo e a cores, na já então existente "Guerra dos Sexos". Empatámos, melhor assim. Conheci, então, a Maria João (um metro e meio de gente altamente simpática e profissional) e o GRANDE Pedro Tojal - simpatia a rodos e sentido satírico elevadíssimo. Fiquei, na altura, ainda mais fã das manhãs da RFM. Depois foi-se perdendo a magia e hoje parece-me sempre igual. Já não ouço, há quase um ano. Ainda assim, a história repete-se amanhã, com a equipa da manhã da RFM a emiri, em directo, a partir do Algarve. Desta vez em Vilamoura. Para quem aprecia rádio e gosta da forma de estar do José Coimbra e da Carla Rocha, aconselho a irem ver e ouvir. É engraçado perceber que tudo - mesmo tudo - o que os senhores dizem está escrito!

quarta-feira, julho 20, 2005

Concertos

Indiscutivelmente, este ano é, para mim, o ano de papar concertos. Dos bons! Já vi tantos, desde o início do ano! Talvez mais nestes meses que nos últimos 5 anos. E isto ainda não acabou! Para a semana temos Jorge Plama, Depois Sérgio godinho, depois Rodrigo Leão, depois Ben Harper, depois Humanos, depois Fatboy Slim, depois Jamiroquai, depois talvez Anastacia... (este não me apetece muito ir ver, depois vê-se).
Ontem à noite o "meu" Luís deu um espectáculo muito bom. Muito bom. Começou meia hora mais tarde do que o previsto, mas valeu a pena. Tocou todas as que eu queria, à excepção do "Neva sobre a Marginal". Mas cantou e tocou a "125 Azul", "Um caso mais", "Timor", "Chave dos Sonhos", "Feiticeira", "Não ponhas o vestido"... Foi lindo! Mas eu sou suspeita, claro! Bem sei que pouca gente aprecia, mas o Fórum Algarve estava cheio até às costuras e - imagine-se - o Represas cantou o Perdidamente no meio do Público, a percorrer (muito devagar e sem guarda-costas) as galerias, a descer as escadas rolantes, perto de todos! Foi lindo! É um senhor, o Represas!
.
(Fico por aqui. Devo estar a babar!)

terça-feira, julho 19, 2005

A não perder, ainda este mês

- Remix Orquestra, dia 23, Teatro Municipal de Faro;
- Exposição "Casas", de Siza Vieira, dia 30, Galeria Trem, Faro;
- Exposição de Paula Rego, até Setembro, Palácio da Galeria, Tavira;
- World Press Photo 2005, até dia 31, na zona ribeirinha de Portimão;
E esta noite.... Luís Represas, no Fórum Algarve, à "borliu", só para mim! Ehehe!

segunda-feira, julho 11, 2005

Definitivamente,

hoje não foi um bom dia. Amanhã poderá ser melhor. Deverá ser melhor. Tem de ser melhor!

sexta-feira, julho 08, 2005

Pérola literária nos classificados do Público

Sempre tive curiosidade e o hábito de espreitar os classificados dos jornais que leio. Através dos mesmos consigo identificar o público do próprio jornal, verificar se tem melhorado a sua qualidade gráfica (sempre tão pouco funcional), o estado económico do nosso país, perceber o que é que não está a dar enquanto profissão, a indecência do sector imobiliário... enfim, gosto dos classificados.
Hoje descobri mais um bom motivo para continuar fã. Primeiro tirou-me do sério, mas nos cinco minutos seguintes não consegui parar de gargalhar. (talvez o meu colega Fernando também tenha tido culpa nisso, dada a sua veia humorística.)
Então era isto:
“BP
Evento de Recrutamento para BP Angola, Lisboa, 29 e 30 de Julho de 2005.
A BP é uma das maiores companhias mundiais de energia e petróleo, que opera em mais de 100 países, nos 6 continentes”.
6? Seis? 6? Seis continentes? Tu queres ver que eu faltei às aulas no dia em que aprendi que eram 5, os continentes? GARGALHADAS!
Seis? Tu queres ver que a BP descobriu outro continente onde está – JÁ! – a fazer exploração de petróleo? Tu queres ver que eu vou ao “evento de recrutamento” (gargalhadas) e vou desterrada para Marte, o sexto continente? GARGALHADAS!
.
A sério... as piadas seguiram-se e, primeiro que me conseguisse recompor para ir para a antena foi um caso sério... seríssimo!
.
PS – É provável que não tenha assim tanta graça, mas o que é que querem? Hoje é sexta-feira, ok? (GARGALHADAS!) Bom fim de semana!

terça-feira, julho 05, 2005

Rapidinhas

- O Alberto João Jardim passou-se;
- Além de Ben Harper, no dia 6 o Sudoetes também recebe os Humanos;
- Amanhã começa o World Press Photo 2005 em Portimão, em estreia nacional;
- Há pessoas que acreditam que é obrigatório o uso do colete reflector no banco dianteiro. (a sério!)