Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quarta-feira, agosto 23, 2006

Ser mãe é...

Acordei de manhã com um calor insuportável, toda transpirada. O sol nascente bate mesmo de frente na janela do meu quarto. Fitei a ventoinha como que a condená-la pelo calor sentido. Notei que estava desligada. Duvidei da minha sanidade mental porque, lembrava-me, nitidamente, de a ter ligado às duas da manhã, antes de me deitar. Levantei-me da cama e verifiquei que a ventoinha estava ligada à corrente. Voltei a duvidar da sanidade mental, desta vez da própria ventoinha. Depois percebi o óbvio: alguém desligara a ventoinha.
Prossegui na minha "lide" diária e matinal, casa de banho, quarto, casa de banho novamente, cozinha. Pai e mãe à mesa do pequeno almoço. "Quem é que desligou a minha ventoinha?", "Fui eu", diz a mãe. "Porquê??", pergunto eu, desta vez duvidando da sanidade mental da mãe. "Porque estava fresco.", "Para quem???", "Para mim!", "Então e agora o que é que achas que está? É que tenho de me vestir para ir trabalhar e preciso que me digas se levo uma camisola de alças ou de gola alta".
.
A minha mãe continua com aquele sintoma aborrecido das mães: acham sempre que os "termómetros" dos filhos estão avariados. E é então que a seguinte afirmação continua a fazer sentido, mesmo qundo se tem uma filha de 26 anos: "Camisola de lã é aquilo que os filhos vestem quando a mãe tem frio."

quinta-feira, agosto 17, 2006

Novas categorias de pessoas

Há pessoas que amo. Pessoas imprescindíveis. Pessoas amigas. Pessoas que não suporto. Pessoas que me enervam. Pessoas que me fazem rir muito. Pessoas que não posso nem ver. Pessoas irritantes. Pessoas engraçadinhas. Pessoas sem graça nenhuma. Pessoas presunçosas. Pessoas egoístas. Pessoas chatas. Há disto tudo na minha vida. Mas agora descobri um tipo de pessoas que mexe muito com o meu sistema nervoso e linfático: as pessoas que me cansam. Daquelas que falam pelos cotovelos, mesmo quando já não há nada que interesse aos cotovelos. Pessoas que me cansam! Imenso! São mais do que chatas. Cansam-me!!!