Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

sexta-feira, março 12, 2004

Pequenos (grandes) contratempos

Lamentável tudo o que aconteceu na Espanha, neste dia 11 de Março - coincidência: dois anos e meio depois dos atentados às Torres Gémeas. Não chorei como no 11 de Setembro de 2001. Mas mesmo assim senti uma revolta imensa pela crueldade humana. Somos bichos, com instintos anormais.
Aliviando a conversa, e porque "somos" bons portugueses, tive oportunidade de, por acaso, assistir a mais um grande momento de televisão. Não, não me refiro às imagens das televisões nacionais que teimaram em mostrar brços, pernas e cabeças sem dono. Refiro-me a outro grande momento, na TVI. Eram quase seis da tarde e fazia a habitual pesquisa na net para começar o programa. Estava a televisão ligada na Redacção. Carlos Ribeiro apresentava mais uma edição desse brilhante programa - "A vida é bela". Mesmo a propósito, porque em cada intervalo mostravam as actualizações das mortes em Madrid. A vida é bela... menos em Madrid.
Mas continuando... estava o pessoal na boa vida, de conversa, a cantar, a desperdiçar palavras quando, de repente, a TVI corta a emissão - oh! - para transmitir, em directo, a comunicação ao país do primeiro ministro, Durão Barroso. O político falou, lamentou, informou acerca do luto nacional e do minuto de silêncio e pronto. A TVI retomou a emissão no Parque MAyer, onde decooria a bela vida daquele belo programa.
Carlos Ribeiro foi protagonista do grande momento. As palavras foram tão inoportunas quanto possam imaginar:
"Bom, pedimos desculpa por este pequeno contratempo, por este pequeno percalço... vamos voltar à música e à alegria aqui na vida é bela, blá, blá, blá..."
Pequeno contratempo??? Pequeno percalço??? O Primeiro-Ministro fala ao país e o Carlos Ribeiro....
Lamentável. Este sim, um grande percalço.
Para terminar... se não vêm bons ventos de Espanha, envio deste Algarve maravilhoso uma lufada de ar fresco. E de boa sorte.