Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quinta-feira, abril 01, 2004

Portugal (mal) Parado

Não me canso de acreditar cada vez mais que vale cada vez menos a pena ser patriota. Não tenho vontade de defender um país feito de papel à beira da fogueira. Somos ignorantes, inoportunos, cobardes e, claro... muito dedicados à cultura popular do futebol, de fátima e do fado.
Não tenho a mais pequena réstia de orgulho de ser portuguesa, mas tamém não ouso afiançar que seria diferente se morasse outro país. E não... também não acho que a culpa seja dos nossos governantes. A minha avó tem 82 e queixa-se do mesmo que eu.
Em comemoração dos 30 anos do 25 de Abril deveríamos - todos - ter vergonha do que NÃO crescemos devido à nossa estupidez. Vejamos, então alguns dos indícios de que Portugal está prestes a dar o primeiro passo à beira do precipício:

- Festivais de música sem fim;
- Festivais de futebol em estádios predestinados ao abandono;
- Greves de professores, pessoal não docente, alunos, taxistas, funcionários da Carris, do SEF, da tasca do "Manel" e da mercearia do "Jaquim";
- População distraída com processos judiciais que, por algum motivo razoável, se chamam judiciais;
- Multas e processos contra o governo pela má gestão ambiental;
- Multas e processos contra o cidadão pela má gestão da reciclagem;
- Comentadores [que um dia foram políticos e agora ninguém deixa] que opinam sobre a política dos outros, sobre o desporto do fulano, sobre a economia de beltrano e sobre as peúgas amarelas de sitrano;
- Manipuladores [ou serão jornalistas?] de massas que não manipulam no bom sentido;
- Combustíveis a aumentar de forma galopante;
- Mortos na estrada que ultrapassam o preço do petróleo;
-...;

Ainda querem que acredite neste Portuga do Rock in Rio ou do Euro 2004? Está bem... posso sempre fingir porque fica bem...