Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quarta-feira, agosto 25, 2004

Monte Mariposa, o paraíso na terra

No passado fim-de-semana descobri um sítio maravilhoso, onde apetece ficar para sempre. Fica no Algarve (não sei porque é que não descobri isto mais cedo!) e aqui tão perto - a 2 Kms de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira.
Somos recebidos num ambiente altamente informal, onde cada um veste o que bem apetece (pouco, muito ou quase nada), onde há garrafões de água fresquinha e copos coloridos por todo o lado, onde o cheiro a incenso da noite anterior ainda se faz sentir. É proibido o uso de telemóvel dentro do Centro e não se pode fumar sem ser na rua. As paredes são coloridas, com invocações às mais diversas culturas. O apelo para nos deitarmos a descansar é constante, pois as redes de descanso existem por todo o lado, sempre por baixo de uma sombra fresca. A paisagem árida mas lindíssima da Serra do Caldeirão obriga-nos a permanecer abrigados do calor e, para isso, podemos recorrer à piscina pequenina mas tão atractiva quanto os grandes salões. É neles que podemos experimentar o Nada Yoga (um dia explico o que é!), o Reyki, a meditação em grupo, a musicoterapia, a Biodanza ou ainda a massagem Ayurvédica.
É tudo tão tranquilo que parece crime dizê-lo com palavras tão vazias.
Os sorrisos, a simpatia e o Amor, são uma constante nos rostos e nos gestos de todos aqueles que escolhem o Monte Mariposa para se elevar espiritualmente ou, simplesmente, para descansar da vida cosmopolita.
O alojamento é extraordinário, podendo optar-se por cabanas de madeira espalhadas pelo vale, tipis enormes (recomendo vivamente!) ou ainda as mais em conta tendas de campismo. Não esquecer ainda o "templo do vale", como gostam de chamar ao salão instalado mesmo no meio de toda a vegetação praticamente virgem. É incrível a sensação de estarmos lá dentro (sempre descalços) e nem sentirmos os vidros que nos separam da natureza.
No Monte Mariposa até os cães estão num estado zen! Esparramam-se no chão, em qualquer parte, sem ligar importância à presença de outros. É tudo lindo. Não sei explicar.
Deste primeiro contacto (espero repetir muito em breve) ficou-me uma frase tão verdadeira e simples que se encontrava por cima do balcão da cozinha, também ela lindíssima: O Amor Cura. E não é que pode curar mesmo?
Recomendo vivamente. Que se perca o amor ao dinheiro, que se ganhe amor à vida, na sua plenitude. Foi tão bom que parece mentira!!!