Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quarta-feira, setembro 08, 2004

Prevejo mudanças no mundo radiofónico

Já tudo cansa, no actual panorama das rádios em Portugal. A palavra foi violenta e demasiadamente substituída pela música em modo "repeat". Diz-se que "é isso que as pessoas querem" - mais música e menos palavra. Justificam-se com o facto de a população estar a atravessar uma fase em que, tudo o que menos querem, é ouvir alguém a falar das coisas da vida - problemas incluídos. "Querem é ouvir música, fartos de ouvir falara andam todos". Será?
Talvez eu não me possa incluir nessa maioria que prefere a música à palavra no mundo da rádio, mas cansei-me da fórmula
RFM que, erradamente, a Comercial imitou. A TSF para lá caminha sendo que agora é uma sorte quando conseguimos apanhar uma notícia. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Sejamos equilibrados pelo menos nisto: palavra e música são perfeitamente compatíveis e não necessariamente alternativas uma à outra.
A rádio em Portugal terá de mudar. Existem demasiadas pequenas rádios, demasiadas rádios grandes e dois grandes grupos económicos que assambarcam tudo para o país que temos. Mais de 190 rádios locais é muita fruta! Talvez por isso se assistam a casos semelhantes ao da Best Rock FM, que, por falta de audiências,
acabou com o programa da manhã! E agora temos o hilariante Pedro Ribeiro a fazer o programa da manhã no RCP. Isto sim, hilariante! Ao menos isso!