Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Porque não?

Nesta época festiva o Mitus convida-o a conhecer o presépio da Cortelha, todo construído com cortiça. A iniciativa da Associação dos Amigos da Cortelha insere-se no 2º Concurso de Presépios nas Aldeias do Algarve promovido pela CCDR Algarve.
O objectivo do evento será "recuperar o simbolismo do presépio público enquanto espaço de conveniência, estimular a criatividade da população e recuperar a memória das tradições populares."
Pelas fotos recebidas, este "concorrente" promete. E porque gosto muito das gentes e dos sentimentos do interior deste Algarve, passo a citar a Associação Amigos da Cortelha:
_
"Para a concepção do presépio socorremo-nos apenas de materiais oriundos da nossa zona, sendo a cortiça o elemento fundamental, com a consequente carga sentimental a ela inerente. Sendo esta a principal fonte de rendimento dos habitantes da aldeia abalada significativamente pelo incêndio que flagelou esta zona no Verão passado, a cortiça desempenha neste presépio algo muito mais importante do que simples matéria prima: transporta a alma das gentes da Cortelha. Entre os restantes materiais utilizados destaque para: o linho, a serapilheira, palha, esteva, musgo, pedras de ribeira, flor de rosmaninho e de medronheiro, etc."
_
Só pelo sentimento, vale a pena visitar! O Presépio da Cortelha estará exposto ao público no largo da Associação até dia 6 de Janeiro de 2005.