Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Marcadores de Livros

Faço colecção de marcadores de livros. Não uma colecção obsessiva, que ande pelas lojas à procura de novos, mas uma colecção que vou fazendo à medida que me é proporcionado. Tenho muitos, talvez ultrapasse já os 100 marcadores. Adoro-os! Têm qualquer coisa de belo que ainda não descobri o que é. E agora que penso nisto... talvez seja inveja minha, pela proximidade tão íntima que os marcadores têm com os livros. Talvez seja isso, não sei.
_
Mas este post tem outro propósito.
_
"Cedo surge a necessidade de marcar páginas dos livros, com algum objecto de modo a não os danificar. O primeiro marcador de que há referência foi oferecido, em 1584, à rainha Isabel I de Inglaterra, pelo seu Tipógrafo, Christopher Barker. O marcador era constituído por uma tira de seda franjada.
Inicialmente eram usados em bíblias e apenas no século XVIII surgem as fitas presas à lombada. A proliferação de marcadores individualizados, em papel e outros materiais, iniciou-se em meados do século XIX."
_
texto transcrito do convite para a inauguração da exposição "Marcadores de Livros", patente até dia 25 de Fevereiro, no Arquivo Municipal de Lagoa.
_
Fantástico, não acham?