Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

terça-feira, junho 28, 2005

Ginecologia[s]

Saberão as senhoras que as consultas de ginecologia são caríssimas, no privado. Vai daí, como a malta não anda a nadar em dinheiro, a minha mãe decidiu marcar uma consulta para o ginecologista do Hospital distrital de Faro. Esperou cerca de 5 meses pela vaga, mas a semana passada lá conseguiu. Passo a descrever a situação, no mínimo louca:
.
Dra., sisuda- Então, de que se queixa?
Mãezinha, simpática - Não me queixo de nada, vim só verificar se estava tudo ok.
Dra., inflamada - O quê? Isto não é um consultório! Isto é um hospital! Não se vem cá para fazer chek up's! Vem-se cá para emergências!
Mãezinha, educada - Ó Dra., como os médicos estão sempre a dizer que as mulheres, depois dos 40, devem vigiar o sistema reprodutivo regularmente...
Dra., envergonhada e ainda sisuda - humpf... eu não lhe vou fazer exame nenhum, mas deite-se lá aqui.
Mãezinha, a espicaçar - Sabe Dra., é que eu já tenho quase 60 anos e tive menopausa precoce quando tive que retirar o útero. gosto de me manter saudável, sabe, Dra...
Dra., enterrada na bata que os contribuintes pagaram - Pois, pois... se calhar é melhor fazer o papa nicolau...
Mãezinha, a provocar, claramente, a Dra. - A Dra. tem consultório próprio?
Dra., com uma réstia de esperança de arranjar novo cliente - Tenho, tenho, aqui em Faro!
Mãezinha, tranquila e segura - Ah, pois, mas eu nunca vou poder lá ir. Sabe, Dra., nós pagamos segurança social a vida inteira para ter direito, entre outras coisas, ao Serviço Nacional de Saúde, mas não nos dão a possibilidade de ir a um concultório de ginecologia. E a Dra. sabe como é, 20 contos de consulta faz mossa no orçamento!
Dra. - ....
.
À saída, a minha mãe marcou mais uma consulta que, pelas contas, deverá ser daqui a 6 meses. Excelente, uma vez que é aconselhado um acompanhamento de 6 em 6 meses. Perfeito!