Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

sexta-feira, julho 29, 2005

Desperdício de água

Os mais atentos saberão que a AMAL (Área Metropolitana do Algarve) decidiu, em reunião com os 16 munícipios da região, tomar medidas conjuntas e estruturantes para evitar efeitos altamente indesejáveis da seca prolongada que se vive: fechar as torneiras ao fim do dia, em pleno Verão algarvio. Pior, quando todos os turistas se forem embora, em Outubro, é bem provável que não haja água na torneira para quem cá fica. Pois bem, em conjunto os autarcas algarvios decidiram - e bem! - fechar fontes, repuxos, chuveiros de praia, piscinas municipais e - o óbvio - suspender a rega de jardins e espaços verdes públicos. Ora bem, medidas que me merecem o mais forte aplauso. Não podemos ficar apenas pela lamentação. Que se faça alguma coisa.
Este post tem um propósito: apelar a que todos vós denunciem situações anómalas no que a estas medidas diz respeito.
Na última terça-feira, por volta da uma da manhã, quando saí do Fórum depois do concerto de Jorge Palma, dei de caras com a estrada da rotunda de acesso à Nac. 125 toda molhada. Pensei: olha, choveu! Mas não, a autarquia farense estava a regar a relvita da rotunda e dos separadores. Ou melhor... a regar a estrada, porque aquilo "mija" sempre para fora. A caminho de Olhão, na Av. Calouste Gulbenkian, a situação repetia-se. Chão molhado, rega a trabalhar e litros de água desperdiçados.
Meus amigos, isto assim não pode ser! A Câmara de Loulé já fechou as piscinas interiores, deixou aberto apenas um balnéátio para cada sexo e encerrou as piscinas olímpica e de saltos. As outras deixou abertas ao público, pois foram alvo de obras que permitiram acabar com as perdas de água.
Meus amigos, os abusos têm de acabar! Senão, vou-me zangar e denuncio a situação à Comunicação Social " a sério"! E já agora, Exmo. Sr. Presidente José Vitorino, lembre-se que as eleições estão aí! Quanto mais não seja, por hipocrisia, feche a merda das torneiras que lavam a estrada!