Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

segunda-feira, agosto 08, 2005

Dúvida:

O novo código da estrada impede-nos de deitar objectos pela janela do automóvel. Muito bem, nunca o fiz, à excepção, confesso dos cigarros. Depois de anunciada a medida, pensei um bocadinho e, de facto, não é nada bonito (nem saudável) deitar a beata pela janela. Muito bem, arranjei uma garrafinha meia de água (garrafa essa que substituo menos vezes do que seria preferível) onde vou colocando as beatas dos cigarrinhos fumados no trajecto do costume. Faço-o porque detesto o cheiro de beatas apagadas dentro de carros ou recintos fechados. A garrafa resolve a coisa. Agora, resta-me uma dúvida: a cinza do cigarro pode ser considerada um objecto? Segundo o dicionário, cinza é "pó ou resíduos da combustão de certas substâncias", neste caso, de cigarros, mas será considerado objecto? É que não me dá muito jeito acertar com a cinza quer no cinzeiro do meu carrito quer no gargalo apertadito da garrafita. Logo, opto pela janela. Até porque acertar com a ponta do cigarro na garrafa ou no cinzeiro seria uma manobra mais perigosa e distractiva do que falar ao telemóvel. Será que serei multada por deitar a cinza pela janela? Será a cinza um objecto, daqueles proibidos pelo código da estrada?
Aceito esclarecimentos!