Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quinta-feira, setembro 29, 2005

Azulinhos

A minha rotina diária passa por, logo pela manhã, fazer a "ronda" ao jornais nacionais (desportivos incluídos). Como sou mais virada para a parte prática das coisas, prefiro fazê-lo primeiro na Internet e só depois, por volta das 11h30 da manhã, é que me debruço sobre os de formato convencional.
Ontem, era tudo azul. Público, DN, Correio da Manhã, 24 Horas, Record, Jogo e a Bola. Tudo azul. A princípio pensei que fosse erro de tipografia. Depois comecei a vê-los todos azulinhos. Bem giros, por sinal. Mais coloridos. Mas depois percebi do que se tratava. Publicidade. Que ocupava frente e verso dos jornais. Na primeira página foi o fundo que mudou de cor, mas nas costas, era tudo azulinho. Com um big "T" estilizado de TMN e um "até já" que é o novo slogan da empresa. Tudo bem. Ou não? Se calhar não, do ponto de vista jornalístico. Mas e calhar um grande SIM, do ponto de vista do marketing e da publicidade. Excelente! Altamente inteligente! Quando for grande que ter ideias destas. Eles não gostaram, como eu talvez não gostasse há uns anos, quando ainda queria ser a jornalista mais eficiente do mundo. Mas não.
E foi assim que, mais uma vez, vim confirmar que o jornalismo não é para mim. É muito mais interessante poder criar em vez de contar. Muito mais. Parabéns ao departamento de comunicação da TMN. Quanto aos srs. jornalistas... olhem, paciência!