Utópico(s) no Mitus

Mitus

Foi há muito tempo. Eu pensei-o. Eu criei-o. É um mitus...

quinta-feira, setembro 30, 2004

Estamos lixados!

Agora foi de vez: a Via do Infante vai mesmo ter portagens. Se a Nacional 125 já é o que é com a "excelente" Via do Infante sem portagens, imagine-se a loucura que vai ser entrar nas cidades do costume à hora de ponta... Vai ser lindo, vai!
Nem o Macário nos valeu! Nem com os recentes conhecimentos que estabeleceu com [pretensas] celebridades!
Valha-nos o Vitorino e as suas sempre mirabolantes histórias de conspiração!
Pensando bem... estamos mesmo lixados!

terça-feira, setembro 28, 2004

...

Primeiro as boas notícias. Depois as más.

segunda-feira, setembro 27, 2004

Amor nas suas várias formas

Anda alguma coisa no ar, (ou melhor, na blogosfera) neste mês de Setembro... Acho que é mesmo o Amor!
Tudo começou com o Luís Ene.
Eu enunciei-o numa data especial.
A Bastet deu-lhe forma desta forma.
O José Carlos Barros tocou-o por aqui.
O Fernando Esteves Pinto explica-nos a sua loucura.

L' amour... Será o Setembro?

sexta-feira, setembro 24, 2004

O design na minha vida

De há uns meses para cá, por motivos profissionais, o design contemporâneo chegou à minha vida. Já estive para fazer ali na coluna do lado uma secção a ele dedicada, mas ainda não tive paciência, confesso. Comecei a conhecer formas de estar, de criar e pensar bastante diferentes daquelas a que me habituei desde miúda.
Tem sido uma descoberta incrivelmente enriquecedora e motivante. Há coisas extraordinárias, aos mais variados níveis.
E agora vou ter o prazer de conhecer o projecto Voyager 03, uma iniciativa pouco divulgada por cá. Trata-se de uma exposição itinerante de arte contemporânea, com trabalhos de designers portugueses. Está em Albufeira desde dia 17, mas só amanhã vou visitar. E estou muito feliz por isso!

quinta-feira, setembro 23, 2004

Coisas fixes para ler ainda hoje

Todo o santo dia leio todos os blogs que estão aqui ao lado e os do Sempre Inocentes. Na sua maioria são visitas breves, claro, mas outras tornam-se mais demoradas pelo interesse que em mim suscitam. Façam o favor de visitar os seguintes blogs, pelos seguintes motivos:
Santos Passos: escreveu este post hilariante em duas "línguas"
Um bigo meu: escreveu um post sentido sobre coisas tão banais mas tão graves, que às vezes nos escapam;
João: chegou hoje aos 10 mil visitantes! Merece os parabéns!

Boas viagens!

quarta-feira, setembro 22, 2004

Afinal,

agora é à unha, depois de tanta coisinha...

terça-feira, setembro 21, 2004

Crítico

Quando tiverem tempo, muito tempo, e disposição, ouçam isto. É crítico para o jornalismo português. Já se sabia, mas é crítico. Fiquei parva. Há coisas que um jornalista não pode dizer, nem pensar. Nomeadamente:
"é um bocado a nossa profissão manipular as informações que obtemos..."

segunda-feira, setembro 20, 2004

Cadeia de Palavras

Foi em Junho que conheci este cantinho espectacular, através de uma sugestão do Luís Ene.
Segui atentamente cada capítulo, apreciando uns mais que outros, mas, no fundo, viciei-me na Cadeia de Palavras. Agora que atingiu o limite desta primeira fase, aqui fica, mais uma vez
este link, para que outros, como eu, possam desfrutar em pleno!


Parabéns do tamanho da blogosfera, que cada vez está melhor!

Botão 4 do comando da TV

Há meses, mesmo meses, que o meu polegar direito não pressionava o botão do comando da televisão com o número 4 inscrito. E isto por todas as razões óbvias ou menos óbvias que vos possam passar pela cabeça. Odeio a TVI. Faz-me urticária e fico num estado de ansiedade que só visto.
Neste Domingo à noite, arrisquei. Felizmente não estava a dar nenhum programa, mas sim publicidade. Não sei se foi bom ou mau.
Num minuto e meio fiquei a saber que a TVI vai ter (ou já tem?) uma programa que se chama "Você na TV". O senhor que fazia "coisas doces sem açúcar" está mais "teveizado" do que qualquer outro apresentador. O programa será desprezível, misturando uma espécie de refugo do "Ponto de Encontro" com uma pitada do esquizofrénico "Perdoa-me".
Fiquei a saber também que vai haver um programa (?) de nome "Quinta das celebridades" (se não me falha a memória) e cujo genérico apresenta vacas, ovelhas, porcos e cavalos. Percebi tudo: será uma cambada de vacas e porcos a discutirem as últimas da semana.
E pronto, o meu polegar ficou satisfeito (?) e aprendeu a lição: nunca mais pressionar o botão do número 4.

sexta-feira, setembro 17, 2004

Professores

Por culpa (não culpabilizante!) do meu amigo Asul, dei comigo a ler isto e mais isto. Vai daí, apeteceu-me dizer isto:
1. Parece-me inconcebível que existam tantos professores desempregados, independentemente da área e do ano escolar no qual leccionam.
Sugiro: que se fechem os cursos que formam esses mesmo professores para o desemprego; que se multipliquem as turmas para que fiquem mais pequenas e, portanto, que precisarão de mais professores; que não se encerrem escolas em lugares ditos marginais - Alcoutim também temd ireito a ter crianças nas aldeias.
2. Parece-me inconcebível que se demore tanto tempo a fazer uma merda de umas listas de colocações quando estamos na era da informática.
Sugiro: que passem o trabalho para as mãos de pessoas competentes, sejam de esquerda, direita ou do centro; que anulem as férias dos tipos cujos para o mês de Agosto para que possam começar a trabalhar na coisa mais cedo.
3. Parece-me inconcebível que os sindicatos não se saibam mexer quando é preciso e não saibam estar calados quando só dizem disparates.
Sugiro: que os professores saibam escolher a sua muleta para que não sejam surpreendidos com um serviço de merda; que os senhores que estão há anos agarrados às cadeiras do sindicalismo saibam sair quando estão a mais, agir quando necessário e calar quando não sabem.
Nota: tudo o que aqui foi escrito é baseado em acontecimentos reais. Infelizmente.

quinta-feira, setembro 16, 2004

Novos "colunáveis"

Visitei-os esta noite e fiquei fã. O Lâmpada Mágica e o Portugal Horizontal. Ainda bem que a blogosfera me continua a surpreender! Aqui no Mitus já são "colunáveis"!


(estão na coluna do lado, pois claro!)

quarta-feira, setembro 15, 2004

Mais um...

The Sun Card

You are the Sun card. The light of the Sun reveals all. The Sun is joyful and bright, without fear or reservation. The childish nature of the Sun allows you to play and feel free. Exploration can truly take place in the light of day when nothing is hidden. The Sun's rays fill you with energy so that you may live life to its fullest, milking pleasure out of each day. Such joy and energy can bring wealth and physical
pleasure. To shine in the light of day is to have confidence, to soak up its rays is to feel the freedom of a child.

Which Tarot Card Are You?


terça-feira, setembro 14, 2004

Love and friends

Acordei com isto na cabeça, sabe-se lá porquê, e ainda não consegui desligar, sabe-se lá porquê...
"Love changes and best friends become strangers"
Há noites que fazem isto aos dias de uma pessoa.

segunda-feira, setembro 13, 2004

Trabalho, procura-se

Sim. Procuro, e espero encontrá-lo o mais rapidamente possível.
Se alguém souber de alguma coisa que uma moçoila como eu possa fazer, avisem, por favor.
Ao que uma pessoa chega...

sexta-feira, setembro 10, 2004

Tempo, parte II

Acabei de ver um programa sobre o tempo, e a necessidade que a Humanidade tem em compreendê-lo. Entre as muitas informações que absorvi qual esponja, ficou-me uma que me pareceu interessante: a temperatura do nosso corpo varia consoante a nossa idade. Assim, quanto mais crescidos, mais "frios" ficamos. Aprendi também que disso depende a nossa percepção de tempo. Diz quem sabe que quanto mais alta é a temperatura do corpo, mais devagar parece que o tempo passa.
Agora percebo porque é que, quando era miúda, me parecia que o Natal nunca mais chegava! E também já percebo porque é que agora, que estou a crescer, o tempo parece que voa! Estou, portanto, mais fria...

quinta-feira, setembro 09, 2004

What band from the 80s are you?

Sou uma fã acérrima da música dos anos 80. O que me espantou foi ter feito este teste e descobrir que, se fosse uma banda dos anos 80, seria U2. Gosto muito, mas não são os preferidos. Gostei na mesma!

U2.jpg
You're in touch with the world, and you have a very
strong opinion on things like politics and war.
Even if you do end up changing your image in
the future, most of us will still like you.


What band from the 80s are you?
brought to you by Quizilla

quarta-feira, setembro 08, 2004

Prevejo mudanças no mundo radiofónico

Já tudo cansa, no actual panorama das rádios em Portugal. A palavra foi violenta e demasiadamente substituída pela música em modo "repeat". Diz-se que "é isso que as pessoas querem" - mais música e menos palavra. Justificam-se com o facto de a população estar a atravessar uma fase em que, tudo o que menos querem, é ouvir alguém a falar das coisas da vida - problemas incluídos. "Querem é ouvir música, fartos de ouvir falara andam todos". Será?
Talvez eu não me possa incluir nessa maioria que prefere a música à palavra no mundo da rádio, mas cansei-me da fórmula
RFM que, erradamente, a Comercial imitou. A TSF para lá caminha sendo que agora é uma sorte quando conseguimos apanhar uma notícia. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Sejamos equilibrados pelo menos nisto: palavra e música são perfeitamente compatíveis e não necessariamente alternativas uma à outra.
A rádio em Portugal terá de mudar. Existem demasiadas pequenas rádios, demasiadas rádios grandes e dois grandes grupos económicos que assambarcam tudo para o país que temos. Mais de 190 rádios locais é muita fruta! Talvez por isso se assistam a casos semelhantes ao da Best Rock FM, que, por falta de audiências,
acabou com o programa da manhã! E agora temos o hilariante Pedro Ribeiro a fazer o programa da manhã no RCP. Isto sim, hilariante! Ao menos isso!

segunda-feira, setembro 06, 2004

Oportunidades

O sol quando nasce, é para todos. Acho que vou acreditar nisto.

sexta-feira, setembro 03, 2004

...

Hoje o mundo surpreendeu-me mais do que nunca. Senti-me pior que no 11 de Setembro. Só consegui chorar.

Sempre ideias frescas

O Luís Ene volta a surpreender com uma das suas ideias brilhantes. Ainda não sei se me vou envolver activamente na coisa, mas deixo aqui o link, para que todos possam decidir.
Uma antologia de blogs... parece-me bem!

quinta-feira, setembro 02, 2004

Actos soberanos

"Comunidade internacional condena sequestro", informa a TSF online neste artigo. A mesma fonte adianta que "nenhuma causa justifica a colocação em perigo da vida de civis inocentes" exigindo a imediata libertação dos mais de 350 reféns retidos numa escola de Beslan, na Ossétia do Norte, na Rússia.

Hum... Pois... Agora os reféns estão muito mais descansados. E eu também. Santa paciência...

Estupidez

É triste mas é verdade. Já os Xutos cantavam em 1992:

"
Estupidez Gananciosa,
Leva-me o país p'ra cova
Gestores tanga, aldrabões
Já só falam de milhões"

Irrita-me profundamente não ter dinheiro para aquilo que toda a gente espera na vida: uma casita e estabilidade. Irrita-me ainda mais que hajam "gestores tanga" a ganhar aquilo que não junto nem em dois anos de trabalho. Irrita-me também que uns tenham um carro de cada cor enquanto eu ando de autocarros velhos que a Alemanha já não quer. Irrita-me também tenha o cabelo para cortar há uns meses e que o dinheiro não chegue para isso. Na verdade, o que mais me irrita é não poder fugir aos 620 euros que vou ter de pagar na Universidade se quiser continuar a minha qualificação.

Bem... se calhar não é assim tão dramático... Tendo em conta que posso continuar na casa da minha mãe até que ela lá me queira. E também posso meter uma cunha numa empresa dos "gestores tanga". Bem, e de facto, posso continuar a apanhar o autocarro que passa duas vezes ao pé da minha casa num período de 24 horas. Sim... também posso deixar crescer o cabelo até aos tornozelos - dar-me-ia um certo estilo 60's. E quanto à formação académica... também não me vai servir para nada, não é? De qualquer forma estão milhares (largos!) de licenciados desempregados e nada me garante que a cunha resulte.

Não vejo razões para estar irritada. Estupidez minha...

quarta-feira, setembro 01, 2004

Jornalistas escrevem contos

Muito interessante. Pena que não me tenham convidado. Também queria! Buá!!!!
(é o que faz não trabalhar num órgão de comunicação dito "a sério"...)